domingo, 8 de setembro de 2013

UMA NOVA CONCEPÇÃO...

Ao entrar em uma sala de aula alguns personagens da educação, docentes e discentes, se questionam sobre seus papéis na construção de um ideal de ensino. Uns se preocupam com a razão de estarem ali, e tentam justificar suas motivações com aspirações e sonhos que, por vezes, beiram a mera ostentação de mais um sonho capitalista. Outros tentam realmente compreender a essência do conceito de educação, procuram ser parte relevante do processo de criação de novas perspectivas, e nesse sentido reestruturam suas vocações e vontades na direção de suas mais firmes convicções.

Ir a escola não deveria ser tão dispendioso, cansativo e desmotivador. Ir a escola pelos motivos errados também não deveria ser a solução para o problema da evasão escolar. Não ir a escola, contudo, não deveria se quer ser uma alternativa. Então o que há com nossa educação?... que "doença" social tem afastado o gosto pelo saber?... que mundo novo é este em que se reconhece a importância da educação desconsiderando sua necessidade?... como tantas pessoas descartam de suas vidas o processo educativo por conta de devaneios em torno daquilo que se pode ter?... 

7 comentários:

  1. Lemos esse prof kk
    Grupo: Ana Alécia,Maísa,Débora e Ravena!

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  2. Percebe-se que existem profissionais que muitas vezes estão presentes apenas para ganhar seu salario, assim como existem os que realmente buscam transmitir seus conhecimentos aos alunos, sendo que esses necessitam desse conhecimento mas muitas vezes não se importam achando que isso não possa valer de nada, outros alunos não têm o gosto de estudar pelo fato de não gostarem de aulas massantes e porque gostam mais de fazer coisas que os agradam, logo essa falta de interesse no presente pode custar caro no futuro desses alunos.

    - Pedro da Cunha, Paulo Roberto Moreira, Alexsandro Baptista, Lucas Luis Leite e Roberto Carlos Nunes.

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  3. Talvez tantas pessoas afastadas da educação, por falta de estrutura familiar, falta de condições financeiras , e a necessidade de passar a maior parte do tempo trabalhando..Sendo que isso não os ajudará futuramente...

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  4. Alexsandro Baptista, 3 ano A10 de fevereiro de 2014 às 18:19

    Eu acho que as novas tecnologias que estão aí mundo a fora, desviam muito o interesse pelo saber, pois nela se encontra ''quase tudo que você deseja'', além de diversão, bate papo, entre outros...E a cada dia que se passa a tecnologia vai aumentando sendo com novos videogames, novos celulares, assim desviando cada vez mais o foco dos alunos nos estudos, aí ir para escola se torna ruim, chato e cansativo.

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  5. Talvez tantas pessoas não tenham contato com a educação por falta de condições financeiras, e estrutura familiar, ocupam seu tempo trabalhando, ou se marginalizando nas ruas. É uma pena pois hoje o país tem muito a oferecer em relação a educação.

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  6. A grande culpa do estudo no Brasil esta como esta e do governo , que e corrupto e ao invés do dinheiro esta evestido em escolas , saudê e segurança esta indo para o bolço dos corruptos , se o governo esvestisse nas escolas seria ate um isentivo para os alunos de escolas publicas a estudarem , ninguém quer estudar em uma escola publica dessa , sem agua , sem luz toda estourada ,
    o ponto chave e o investimento na educação do povo assim todo o pais vai para frente , como em países de primeiro mundo.
    luis felipe

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  7. Sthéfany Rodrigues de Moraes10 de fevereiro de 2014 às 23:49

    Como descartar a importância do ensino na formação de cada individuo? Ou como ignorar a importância de um ensino de qualidade na construção de um país? A verdade é que sem um ensino de qualidade, que vai além da mera transferência de um conhecimento, a esperança de mudança se torna vazia. Como disse o educador, pedagogista e filósofo brasileiro Paulo Freire:
    Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção.
    É esse sentimento de motivação, que produz e constrói o conhecimento, que deve ser ensinado por todo educador. Essa motivação é a cura para essa “doença” social, que tem tomado conta de nossos dias, que é a falta de interesse pelo saber. Cada um deve ter dentro de si, tanto quem ensina quanto quem é ensinado, o desejo de construir e produzir o saber.
    Toda iniciativa que leve a melhoria do ensino deve ser encarada como algo de profunda relevância. Como diz o texto é impossível se considerar a importância da educação sem considerar sua necessidade. Um educador não deve ser motivado somente por aquilo que recebe, as aspirações e sonhos capitalistas como diz o texto, mas pela importância do que ensina. E sobre ir a escola pelos motivos errados disse Immanuel Kant:
    É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.

    Sthéfany Rodrigues de Moraes

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