terça-feira, 14 de agosto de 2012

MEU PIAUÍ EM: O PRECONCEITO

Sarah Menezes. Ouro pelo Brasil em Londres (2012)
     Sempre tive uma resposta muito bem guardada quando a pergunta era sobre a terra de onde eu vinha. Aos quatro cantos respondi, sou piauiense de coração, pois nasci em Manaus, que amo porém não conheço e fui criado na sofrida e apaixonante região sul do Piauí. Considero-me um Correntino com orgulho, e sempre vi com maus olhos o descaso por parte de muitos com o povo nordestino. Por ocasião do feito de Sarah Menezes nos Jogos Olímpicos de 2012, acredito que muitos estão "engolindo em seco" o meu amado Estado, e com efeito é orgulho de todo brasileiro a medalha de ouro conquistada pela atleta. Porém caros queridos, esta madrugada meu coração se entristeceu. Em artigo publicado no site do VALTV (http://www.valtv.org/noticias/valparaiso-de-goias-go/3047-a-margem-placida-beto-amoras-valparaiso-go.html), um comentário chamou minha atenção, onde uma leitora do site publicou:

"#1 Conceição Dias 10-08-2012 19:30
Os piauienses tem uma enorme preferencia e aptidão pela traição. Em valparaiso tem um bairro com o nome de uma Santa, onde imperam pessoas oriundas deste local, que não vascilam em apregoar às pessoas tal morbidez psicológica. A traição."

Página aberta no comentário do SITE VALTV
      Às vezes me pergunto se estou mesmo vivendo no período certo do tempo. Tento entender as diversas nuances do comportamento do homem que se diz atual, e não alcanço com profundidade a dimensão do equívoco que é dizer-se atual. Talvez com base nos acontecimentos do mundo contemporâneo, a história nos posiciona nessa condição de atualidade, contudo, a pergunta que me foge é o alcance desse conceito de atual, quando das atitudes primitivas e retrógradas que protagonizamos todos os dias. Eu imagino a leitora de nome Conceição Dias diante de seu computador a escrever esse comentário tão infeliz. Vou além, imagino o tempo que a mesma separou para organizar esse pensamento tão "profundo". Não sei ao certo se em casa ou no trabalho, o que posso perceber é que o preconceito estampado na sua declaração, a segue por longa data e em doses "homeopáticas", assim espero, vai se externando. 
Mapa do Brasil. Em destaque o estado do Piauí
  
     Na tão conhecida e recorrida Wikipédia, há um vasto conteúdo de informações sobre o Piauí, a saber, que o estado é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está localizado a noroeste da região NordesteSua capital é a cidade de Teresina. A economia do estado é baseada no setor de serviços, na indústria, na agricultura e na pecuária extensiva. Vale ressaltar que o Piauí á dotado de grandes reservas de águas subterrâneas artesianas e possui a segunda maior jazida de níquel do Brasil, localizada no município de São João do Piauí. Ainda em 2009 foi anunciada a descoberta de uma grande jazida de ferro no município de Paulistana, sendo esta a segunda maior jazida de ferro do mundo. Ferro este que a companhia siderúrgica brasileira tem muito interesse. Mas como escreveu Antoine de Saint-Exupéry, em sua obra prima O Pequeno Príncipe,"... o essencial é invisível aos olhos...". Com isso caríssima Conceição Dias, quero lhe mostrar que além das riquezas naturais de minha terra, do valor econômico e social que o estado do Piauí tem, há nos ventos que sopram naquelas vegetações um "QUÊ" de poesia, uma porção considerável de Brasil e uma condição única de um povo que sofreu e sofre, por uma nação que alimenta tanto preconceito em desfavor dos seus. 

Bandeira do Estado do Piauí
     Nossa bandeira tem as cores da bandeira da nação, e nossas aspirações, bem como nosso trabalho onde quer que estejamos, tem o mesmo interesse coletivo que move nosso país. Não somos menores do que você Conceição Dias, não temos sonhos diferentes nem tão pouco aspirações que não se pareçam com as suas. Se moramos no mesmo município que "vossa senhoria" é por conta de circunstâncias diversas, e a traição que nos rodeia e sonda, é a mesma que entra e sai de vossa casa todos os dias. A traição como quer fazer entender, não nasce somente no chão de nosso estado, ela também circunda os limites de sua terra natal, bem como as linhas que contornam todo esse Brasil do qual somos parte, eu e você. O seu comentário deveras irresponsável e sem fundamento, na verdade não é digno nem de ser publicado em um site com tamanho apelo social, contudo faço crer que o editorial do citado veículo não atentou para teor preconceituoso e medíocre de sua postagem.
     
     O Brasil é um país de diversidades, um lugar onde se é permitido sonhar e lutar. Por conta da ignorância, os alemães compraram a ideia do nazismo demonstrando que nem toda demanda de uma sociedade se mostra como a saúde dela, conforme comentou o ator Pedro Cardoso num recente programa de televisão. Nossas diferenças devem ser respeitadas, e antes de tudo compreendidas. O fato de não procedermos de um mesmo estado não nos diminui em nenhum aspecto. Não somos por natureza traidores, ladrões, mal educados ou coisa parecida. Somos por natureza humanos, falhos e cheios de valores, pequenos e grandes, gordos e magros, bonitos e feios como também os são os nascidos em sua terra natal.

     A ação da leitora Conceição Dias se mostra totalmente preconceituosa, e como não a conheço, posso até esperar que a mesma reafirme com orgulho sua posição e entendimento, mesmo que estes sejam pequenos e de pouco alcance. A "morbidez psicológica" conforme consta no comentário da leitora, se mostram firmes e pulsantes em cada palavra que a mesma escreveu sobre os piauienses. Confesso caros amigos, que fico entre a repulsa e a ironia, tentando entender nas palavras dessa cidadã alguma coerência com os demais comentários da mesma, sendo quase todos de âmbito político. Mas a verdade é que me cansa essa leitura que desvela tanta ignorância e desvio social. Se posicionar contra determinado ato político em seu município é para mim uma atitude louvável, posto que a comunidade deve se pronunciar diante dos desmandos que partem do poder público, contudo, ações com esse fim também devem ser pensadas antes de colocadas em prática. Infelizmente, muito embora tentem assumir essa intenção, o comentário da leitora Conceição Dias foge a todo este aspecto, ele simplesmente ataca de forma deliberada e sem restrições a toda a comunidade piauiense, e isso deve ser repudiado de forma veemente. DIGA NÃO AO PRECONCEITO VOCÊ TAMBÉM!!!      

Um comentário: